em silêncio

Em meio a muitas informações visuais sentimos, algumas vezes, a necessidade de estar em silêncio. Um retorno ao princípio. Logo, desejamos ver e imaginar outras imagens.

Acompanhar o crescimento geográfico humano, confere uma proliferação de imagens produzidas por nós, imagens que se apresentam em diversos aspectos visuais, estejam elas presentes em suportes materiais, sistemas eletrônicos ou mesmo no estado virtual, a espera de sua “aparição”. A incapacidade ou mesmo proibição da visualização de determinadas imagens por ideais religiosos, políticos ou de outra ordem qualquer, desperta a curiosidade e questionamento sobre sua existência e consequente significação.

O projeto “Em silêncio” surgiu de uma reflexão sobre o acesso negado a determinadas informações produzidas pela sociedade, bem como questões relacionadas com o modus operandi relacionados à produção excessiva de imagens e sua consequente saturação visual. A escolha do processo cerâmico, como método de trabalho, define uma obra que reúne aspectos do desenho e da escultura. Contudo, o resultado obtido nega as características primárias dessas linguagens.

Ao realizarmos um desenho, queremos comunicar uma ideia ou pensamento ao outro, mas nas imagens secretas de “Em silêncio”, produzidas pela petrificação de lâminas de porcelana que contém os desenhos, elaborados enquanto a pasta se encontra úmida, permanecerão ocultas. Sua compreensão fica impedida pela petrificação do material enrolado em si mesmo; com isso, o silêncio provocado pelo método construtivo provoca nossa imaginação carregada de imagens e censura.

in silence

Amidst many visual informations we feel sometimes the need to be silent. A return to the beginning. Soon, we feel like seeing and imagining other images.

As we follow the human geographic growth, it gives an image proliferation produced by us, images that are presented in various visual aspects, whether they are present in material supports, electronic systems or even virtual state, waiting for its "appearring". The inability or even the prohibition of the display of certain images for religious, political or other ideals wise whatsoever, arouses curiosity and questioning about its existence and consequent significance.

The Project "In Silent" arose from a reflection on denied access to certain information produced by society, as well as issues related to the modus operandi related to excessive production of images and their consequent visual saturation. The choice for the ceramic process as method of work, defines a piece that brings together aspects of drawing and sculpture. However, the result denies the primary characteristics of these languages.

When we make a drawing, we want to communicate an idea or a thought to another person, but in the secret images of "In Silence", produced by the petrification of porcelain plates containing the drawings, elaborated while the clay is wet, they will remain hidden. The understanding is hindered by the petrification of the material rolled around itself; with this, the silence provoked by the construction method provokes our imagination loaded pictures and censorship.