desmanchados em um ato

Acompanhamos a todo instante a performance daqueles que nos são semelhantes, suas atitudes no campo científico, artístico e religioso. Os ritos seguem um caminho rumo aos objetivos a serem alcançados nesses campos, muitas vezes caindo num processo de repetição do ato. Porém, existem outras categorias de matéria não-humana capaz de desempenhar um papel performático, sejam elas proporcionadas pelo homem ou não.

O projeto “Desmanchados em um ato” apresenta características de uma performance sobre uma matéria, a argila. Após construção de dez placas de argila branca, colocadas estrategicamente sobre uma superfície de madeira, preparada especificamente para apoia-las, foi realizado um traço (único gesto) sobre todas as placas. Acima de cada placa havia um filtro de algodão, e sobre estes filtros foram vertidas quantidades de argila vermelha em estado líquido.

O posicionamento de cada filtro coincidia, aproximadamente, como centro de cada traço encontrado nas placas usadas na instalação. O resultado pôde ser acompanhado pela configuração e reconfiguração de formas abstratas surgidas durante o processo. Assim, podemos criar relações com o desconhecido e nossas ações conduzidas por uma ideia ou necessidade.

dismantled in an act

We follow continuosly the performance of those who are similar to us, their attitudes in the scientific, artistic and religious fields. The rites follow a path towards the objectives to be achieved in these fields, often falling in an processo of repetition of an act. However, there are other categories of non - human material able to enroll a performing role, either provided by humans or not.

The "Dismantled in an Act" presents characteristics of a performance on a matter, the clay. After constructing ten plates of white clay, strategically placed on a wooden surface prepared specifically to support them, one line was traced (a single gesture) on all boards. Above each plate there was a cotton filter, and on these filters red clay in liquid state poured.

The positioning of each filter matched approximately with the center of each mark found on boards used in the installation. The result could be followed by the configuration and reconfiguration of abstract shapes that arose during the process. So we can create relationships with the unknown and our actions conducted by an idea or need.